Gestão de Marcas

Gestão de Marcas ou Branding, é uma forma abreviada de colocar o produto ou serviço no mercado, de forma rápida e focalizada, com um nome, um logótipo, uma sensação ou um slogan.

Branding é um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa, grande ou pequena, de retalho ou B2B. Uma estratégia de marca eficaz poderá dar uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos.Branding 001

Branding é a sua promessa para o seu cliente. Diz-lhes o que eles podem esperar dos seus produtos e serviços, e isso diferencia a sua oferta de seus concorrentes. A sua marca é o resultado de quem você é, quem você quer ser e o que as pessoas assimilam da informação que lhes comunicou.

A estratégia de branding baseia-se em quatro aspectos chave; “o quê”, “onde”, “quando”, e “para quem”.

Ou seja, o que a sua empresa está a comunicar, onde e quando o está a fazer e a quem está a entregar as suas mensagens de marca.

A definição da estratégia de branding é como uma auto-descoberta. Pode ser difícil, demorada e desconfortável. O processo de branding exige, resposta às seguintes perguntas:

  • Qual é a missão da empresa?
  • Quais são os benefícios e as características dos produtos ou serviços?
  • O que pensam da empresa os clientes existentes e os potenciais clientes?
  • Que qualidades quer a empresa que os clientes associem à empresa?

O processo de branding demora anos para construir uma marca forte e amplamente reconhecida, mas isso não é razão para não começar. Os passos iniciais são relativamente fáceis, supondo que a empresa tenha o entusiasmo e o financiamento para o seu novo empreendimento.