Geração de Leads

Geração de Leads ou Lead Generation, é o processo de marketing digital para estimular e captar o interesse num produto ou serviço com a finalidade de desenvolver uma linha de vendas. Uma lead é uma pessoa que tem, de alguma maneira, interesse no produto ou serviço da empresa e que criou um contacto através de um formulário.lead generation

 

Para haver lead generation é necessário atrair um público interessado e estar pronto para receber esses visitantes, obter algumas informações sobre eles, para poder enviar a informação para a equipe de vendas. A geração de leads é um ponto fundamental na jornada de um indivíduo para se tornar um cliente satisfeito.

A lead generation tem duas formas básicas: orgânica e paga.

  • A lead generation orgânica pode ser efectuada através de SEO, content marketing, SMO, landing pages, tracking e links.
  • A lead generation é paga através de display, e-mail de marketing, eventos e AdWords.

A lead generation tradicional sofreu mudanças substanciais nos últimos anos, graças a novas técnicas de marketing on-line e às redes sociais. Em particular, a abundância de informações disponíveis on-line levou ao aumento do comprador auto-dirigido e ao surgimento de novas formas de desenvolver e qualificar leads potenciais antes de passá-las para a área de vendas.Lead Generation 001

 

Em vez de encontrar clientes através de publicidade por e-mail não dirigido, podemos agora concentrar-nos no que está a ser pesquisado, e aprender a construir relacionamentos duradouros com os compradores. Esta grande mudança provocou uma enorme transformação do marketing digital.

No passado, quando havia escassez de informação, lead generation significava que o marketing encontrava os nomes de potenciais compradores no início da sua buyer’s journey, passando essas leads directamente para as vendas. Hoje, existe uma variedade de recursos educacionais que são facilmente encontrados através de motores de busca, redes sociais e outros canais on-line. Através de conteúdos produzidos e distribuídos pelas organizações, o comprador de hoje pode aprender muito sobre um produto ou serviço antes mesmo de falar com um vendedor.Lead Generation 003

A transformação do processo de compra levou a uma alteração significativa do processo de lead generation. Os compradores estão sobrecarregados com bastante ruído, pelo que tendem a ignorar as mensagens que não querem ouvir, de forma a pesquisarem de forma independente o que querem saber.