Conversão de Leads

Conversão de Leads ou Lead Conversion, é o processo de transformar leads (hot leads, warm leads e cold leads) em clientes.lead conversion

Muitas empresas geram mais leads de que precisam, mas podem perder grande parte das oportunidades de vendas, se o processo de lead conversion não for efectivo. Num ambiente deste tipo, é necessário melhores estratégias para uma maior conversão das leads em clientes.

 

No processo de lead conversion é necessário entender a buyer’s journey das leads. Durante este processo, a lead está perto de se tornar um cliente. A oferta deverá ser muito específica para o seu produto ou serviço e bastante focalizada. A equipe de vendas deve criar oportunidades, quer em termos de serviços, ofertas, preços ou outros elementos de apoio à decisão. Na verdade, as oportunidades são o trigger (gatilho), pelo que estas deverão ser bastante objectivas para rapidamente serem postas em prática.

Para ser o mais eficiente possível, o processo de lead conversion deverá ser direccionado por alguns vectores, de acordo com as características do negócio, zona geográfica e modelo de negócio. É importante planear e liderar a implementação e controlar os resultados obtidos, tendo em conta as seguintes tarefas:

 
  • Mapear o ciclo de vendas.Lead Conversion 002
  • Ter um ou mais KPI () de lead conversion.
  • Qualificar leads da melhor forma possível.
  • Perceber quem são os “bons” clientes.
  • Criar ofertas segmentadas de valor para a lead.
  • Follow-up (seguimento) rápido e focalizado da necessidade do cliente.
  • Capacidade de fazer apresentações direccionadas à venda.
  • Capacidade de fazer chamadas telefónicas direcionadas à venda.
  • Fazer chamadas telefónicas com objectivo definido (call-to-action).
  • Dinamismo na criação de landing pages.
  •  Ter superstars na equipa de vendas.
  • Ter uma demo para fazer demonstrações.
  • Fazer ofertas.
  • Ter objectivos de vendas.
  • Premiar de forma clara e constante.
  • Agradecer sempre.