Incentivação

Em relação a motivação no trabalho, existe geralmente uma diferença entre o que a ciência sabe e o Motivation 03que empresa faz. O actual sistema operacional de negócio, construído em torno da “cenoura e do pau”, não funciona na maioria da vezes e muitas vezes faz mal ao individuo e à empresa.

Na maioria das empresas, existem regimes de incentivação bastante semelhantes. A maioria das empresas altera os sistemas de incentivação com bastante regularidade para tentar alcançar a meta utópica do regime de comissão perfeita: uma que leva as pessoas a alcançar a sua parte no conjunto dos objectivos da empresa. O esquema de comissão nas empresa geralmente tem uma mistura familiar de incentivos individuais e de grupo, objetivos financeiros e não-financeiros, objectivos divididos entre produtos ou canal, incentivos trimestrais, semestrais e anuais.

Os consumidores têm mudado dramaticamente nos últimos 10 anos. A internet fornece muito mais informações sobre os produtos, há muito mais opções disponíveis, e os consumidores são cada vez mais exigentes em resultados e ROI. A opção segura é geralmente a mais fácil, é tentar copiar o concorrente com maior sucesso.motivation 02

Existe hoje uma nova abordagem para a incentivação, dirigida em direção a um objetivo comum, diminuindo as barreiras departamentais tradicionais  e aumentando a colaboração interdepartamental. O único factor comum que irá sempre aumentar a rentabilidade é a satisfação do cliente. Se o cliente vê resultados, irá voltar e base de receitas irá crescer rapidamente.

Se todos os colaboradores forem medidos pelo mesmo objetivo comum – resultados de clientes:

  • Objectivos comuns. Prémio definido.
  • Os departamentos internos serão alinhados a um objetivo comum.
  • As pessoas de acompanhamento a clientes serão determinantes para ajudar os clientes.
  • Equipa de marketing irá trabalhar em conjunto com a equipa de aquisição de clientes.
  • A equipa de acompanhamento de clientes ajudará automaticamente a equipa de aquisição de clientes, para obter melhores resultados.
  • As pessoas de aquisição de clientes irão mover-se em direção à customização de soluções que permitam atingir melhores resultados.Motivation 01
  • As pessoas, de um modo geral, irão ter presente o scoring de avaliação na realização do seu trabalho.
  • Os clientes irão obter melhores resultados.
  • A empresa irá obter melhores resultados.

Na JanuSolve criamos sistemas de incentivação adaptados ao modelo de negócio, flexíveis e transparentes. Modelos de incentivação direccionados para a realização individual no trabalho, criadores de maior integração, motivação e produtividade.