Concorrência

 A digitalização está a derrubar muitos dos princípios fundamentais da concorrência entre as Competition 01indústrias, diminuindo o custo de entrada no mercado e a fornecer linhas de networking que permite um crescimento rápido de empresas. No extremo estão as empresas de disseminação de mercado, que estão a alterar as regras de forma radical, e que desafiam a intuição convencional sobre a escala e a complexidade. Estas empresas têm clientes, dispositivos ou interações numeradas na ordem das centenas de milhões, que por sua vez, significa que eventos com apenas uma probabilidade de um em um milhão podem acontecer algumas vezes ao dia.

Plataformas digitais podem realizar experiencias instantaneamente através de uma base de milhões de interações. Podem, por exemplo, testar diferentes novos produtos ou novas abordagens de marketing e muito rapidamente determinar o que produz maiores receitas ou maior envolvimento do cliente. Ao mesmo tempo, o tamanho, a velocidade e a interligação de empresas são um reforço para se obter um feedback rápido que permita um crescimento ainda maior e crie um ambiente não linear de concorrência.

Os novos negócios digitais são negócios de grandes dados. Empresas online com grande número de utilizadores podem analisar uma grande quantidade de clickstreams e processar essa informação. Os insights para as preferências dos clientes levaram a criar novas linhas de negócios que usam os dados para gerar receitas. Neste ambiente, a concorrência poderá ser uma ameaça, se a empresa não dispor de mecanismos de análise eficazes, mas também poderá ser uma oportunidade para quem domine os novos instrumentos de análise digital.

A JanuSolve pode ajudar a criar uma metodologia de análise e apoio à decisão para estar um passo à frente da concorrência.