Soluções de Gestão

 

As coisas demoram mais tempo a acontecer do que geralmente pensamos, mas – paradoxalmente – por vezes acontecem subitamente, mais rápido do pensamos que iriam acontecer. A adaptabilidade das soluções de gestão é pois cada vez mais fundamental.

A Era Digital está repleta de desafios para consumidores e profissionais, mas também oferece grandes oportunidades para ajustamento de soluções de gestão.A Era Digital

A Era Digital poderá ser uma mudança maior do que a revolução industrial, pelo que, em vez de ser esmagado pela onda digital, é hora de se organizar para passar à ofensiva e adaptar-se a novas soluções de gestão.

Muito do esforço de mudança envolve know-how, desenvolvimento de capacidades e instrumentos inovadores que podem disseminar progressivamente mudança cultural no interior das empresas.

Existem cinco áreas onde a JanuSolve pode expandir as suas soluções de gestão:

  • Desenho do Modelos de Negócio Digital. Enquanto o mundo continua num constante movimento de digitalização cada vez mais complexo, praticamente todas as empresas precisam de ter um modelo de negócio digital que crie valor envolvendo os clientes e ajudando os colaboradores a trabalhar num ambiente mais eficiente.
  • Processo de Disrupção entre o ambiente organizacional tradicional e o ambiente digital, ouseja, o movimento de separação dos sistemas organizacionais desenvolvidos no período pós-guerra versus os novos modelos de negócio digital. Aspectos chave desta mudança entre 1980 e 2000 foram o novo modelo de liderança e organização baseada no funcionamento de sociedade em rede.
  • Processo de conhecimento e controlo de Concorrência. O novo ambiente de marketing digital está a afastar fornecedores burocráticos e a introduzir valor no reconhecimento da marca e em sistemas alternativos de fornecimento; em real time, outsourcing, análise estratégica, acesso a mercados não regulados, venda de ativos, outras fontes de financiamento e desregulamentação.
  • Processo de Incentivação interna e dos clientes. A necessidade de criação de vantagens competitivas está a direcionar o processo criativo e a implementação de motivações organizacionais e individuais, incentivando a fazer melhor uso do tempo, de ativos e de recursos, assim como de métodos de crescimento e partilha com os clientes . As principais ferramentas incluem conhecimento profundo do cliente, meritocracia, iniciativa individual, parcerias, partilha com clientes, remuneração por desempenho, liderança horizontal e empowerment (capacitação) no trabalho.
  • Criação de Plano de Negócio Digital. As actuais condições de mercado estão a mudar rapidamente em resposta aos avanços tecnológicos. Por esta razão, um plano de negócios tem uma progressiva redução da sua vida útil e precisa de revisão e actualização mais frequentes. Tanto os pressupostos como os dados de mercado precisam de ser revistos e actualizados pelo menos anualmente e – de preferência – trimestralmente. As condições de mercado, hoje mais voláteis, mudaram as expectativas sobre as estratégias que devem agora ser incorporadas num plano de negócios moderno.